Mais do que bons salários, as pessoas hoje em dia estão em busca de boas condições de trabalho, comodidade, flexibilidade, e, acima de tudo, de uma atividade que as faça sentir recompensadas pelo investimento de tempo e esforço e que proporcione prazer e satisfação.
Por esse motivo, o empreendedorismo no Brasil tem se fortalecido cada vez mais e as pessoas vêm encontrando novas maneiras de direcionar o próprio negócio. Sendo assim, é comum que o profissional decida tirar algum sonho do papel, abrindo a sua própria empresa individual.
Aliás, com o acesso à internet cada vez mais simples e o crescimento das possibilidades de atuação nesse ambiente virtual, o empreendedorismo digital surge como nova (e forte) opção para quem deseja ter seu próprio negócio.
Através do empreendedorismo digital qualquer pessoa pode começar um negócio investindo muito pouco financeiramente, e tem a possibilidade de um rápido retorno a partir dos esforços corretos. Portanto, essa é uma atividade que deve ser iniciada com um bom planejamento para que não gere mais frustrações do que lucros.
Ter clareza do mercado em que você pretende atuar, além de referências de outros empreendedores digitais é uma ótima forma de iniciar. Entender também que a realidade virtual funciona de forma diferente da física e que isso interfere no modo como as pessoas empreendem, também ajuda.
E se você quer ter seu próprio negócio, vê o digital como uma boa oportunidade, mas ainda não sabe por onde começar, selecionamos algumas dicas que irão te ajudar nesse início. Aqui você vai conferir o que é empreendedorismo digital, as vantagens de se aventurar nesse mercado, e como começar.
Fique com a gente até o final deste artigo.
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo
digital é o ato de implantar um negócio em que as suas atividades sejam
virtuais: além da operação comercial funcionar pela internet, o produto ou
serviço também é entregue em formato digital, como cursos on-line, e-books ou
shows realizados através das lives.
Como todo o empreendedorismo, é necessário ter em mente um nicho específico para começar a pensar no que será o futuro negócio.
Atualmente, devido a pandemia do novo coronavírus, temos muitos exemplos de empreendedorismo digital acontecendo, uma vez que as atividades presenciais ficaram em segundo plano. Shows online, exposições de tradicionais museus por meio virtual, até mesmo passeios pelas grandes cidades utilizando ferramentas tecnológicas estão movimentando o universo da cultura, por exemplo, um dos mais paralisados pela necessidade do isolamento social.
Além disso, o modelo de ensino a distância aumentou muito, são os cursos e palestras pela internet. Os métodos captaram o público que já utilizava outros meios de comunicação para fazer formações sem a necessidade de estar presente nas salas de aulas e aproveitaram o avanço dos recursos para oferecer materiais que realmente encantam os alunos – muitas vezes mais engajadores do que o professor no presencial.
Quais as vantagens de ser um empreendedor digital?
1- Baixos custos
Negócios físicos tendem a ter muitos gastos que, somados, normalmente resultam em uma grande quantia, como aluguel, contas de água e luz, IPTU, transporte para funcionários, mobília e assim por diante. Por outro lado, ao optar por um modelo online, todas essas despesas são minimizadas ou até mesmo completamente excluídas.
Inicialmente, os gastos para empreender no digital estão relacionados à criação e à manutenção do site, sendo que os custos de manutenção costumam ser bem baixos. Por consequência, será necessário apenas um bom serviço de hospedagem e uma plataforma confiável.
No início do seu negócio, o escritório pode ser até mesmo a sala de casa ou um quartinho vago, o que poupará gastos e, além disso, com as facilidades que a tecnologia traz, pode-se realizar as atividades totalmente sozinho ou com a ajuda de uma pequena equipe.
2- Maior alcance
No empreendedorismo digital não existem limitações físicas ou geográficas. Com uma loja virtual e uma boa logística para a entrega dos produtos, os clientes podem estar em qualquer lugar do mundo.
Para tal, é indicado ampliar a variedade de canais pelos quais o consumidor pode se comunicar com a empresa. Se já possui um telefone, invista nas redes sociais, divulgue o e-mail e crie um plantão para o chat do site, por exemplo. O cliente deve ter sempre portas abertas para se comunicar com a empresa.
3 - A flexibilidade
O que tem se mostrado cada vez mais forte entre novos empreendedores é a valorização da flexibilidade em relação ao trabalho. Para quem também tem esse objetivo, criar um negócio digital provavelmente é a solução mais adequada.
Dessa forma, o empreendedor pode fazer seus próprios horários e ainda terá a possibilidade de trabalhar de onde desejar e como bem entender.
Empreendedorismo Digital e as opções de atuação no mercado
Algumas atividades já fazem muito sucesso no ramo digital, mas isso não significa que a criatividade e a abertura de uma empresa totalmente inovadora não sejam um caminho certo.
Entre as possibilidades que já se pode encontrar neste mercado, estão os produtores de conteúdo. E-books, aulas em vídeo, áudios, podcasts, vídeos sobre temas diversos – o material é amplo. É só pesquisar que você encontrará algum tipo de conteúdo sobre a grande maioria dos temas. Mas mesmo que já exista bastante atuação neste ramo, talvez seu conhecimento em algum assunto específico possa ajudá-lo a ser referência – e isso pode fazer toda a diferença.
Exemplo: Digamos que você seja um confeiteiro. Isso é ótimo, pois existe muita gente interessada no ramo da confeitaria. Pessoas que desejam aprender a fazer bolo no pote, brigadeiro, etc. Mas assim como você, existem muitos outros confeiteiros no mercado.
Mas se você for um especialista em confeitaria saudável, oferecendo soluções para pessoas diabéticas e pessoas com sobrepeso, essa especialidade te torna uma referência na área. Entende a diferença?
Quanto mais específico for o seu nicho de atuação, melhor será para a sua empresa se destacar.
Outra função que está em alta é a possibilidade de se tornar um afiliado digital, – agente explica. Os afiliados, são aqueles que recebem comissão pela venda de produtos e serviços de terceiros através da sua influência digital.
Empreendedorismo digital: 5 dicas para começar
Como qualquer outra profissão, a primeira coisa que um futuro empreendedor digital precisa fazer, você já está fazendo: buscando informações.
Para isso indicamos um curso de marketing digital que irá te mostrar o passo a passo de como começar o seu negócio online ainda hoje se você quiser.
Vamos as dicas:
1- Escolha um nicho de mercado;
2 - Defina seu modelo de negócio;
3 - Analise a sua concorrência;
4 - Monte seu plano de negócios;
5 - Implemente estratégias de marketing digital.
Como você pôde conferir nesse artigo, começar um negócio online é bem mais simples do que se imagina.
Aprofunde os seus estudos, estude o seu nicho, seus concorrentes e tenha o seu diferencial.
Lembre-se que errar faz parte do processo e com isso a sua experiência só irá aumentar.
O importante é persistir para alcançar os resultados que você deseja ter no seu negócio. O céu é o limite!
0 Comentários
Olá agradecemos seu comentário, aguardamos sua próxima visita!
Dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em contato.
Bastidores MKTdigital