Header Ads Widget

Entrevista: Marcus Caldas, o “Meu Contador Favorito” - Especializado em Imposto de Renda para Pessoa Física


É com satisfação que trazemos hoje um profissional exemplar e fonte de conhecimento valioso no mundo da contabilidade. Apresentamos a vocês Marcus Caldas, um especialista em Imposto de Renda para pessoa física, cuja experiência e paixão pelo universo fiscal se destacam. 

Marcus Caldas traz consigo uma vasta bagagem de conhecimento, ajudando inúmeros clientes a navegar pelo intricado cenário tributário. Seu comprometimento e expertise tornam-no uma referência no setor. 

Além de sua dedicação ao mundo contábil, Marcus também é um influenciador digital ativo, compartilhando insights valiosos em seu Instagram, carinhosamente intitulado, "Meu Contador Favorito". Nessa plataforma, ele oferece dicas práticas e esclarecimentos sobre questões fiscais, tornando a complexidade tributária mais acessível a todos. 

Preparem-se para uma entrevista enriquecedora, repleta de sabedoria contábil e visões perspicazes sobre o universo dos impostos.  

É uma honra receber o "Meu Contador Favorito" aqui nos Bastidores do MKTdigital! 

 

Apresentação do Entrevistado 

Conforme já dito, me chamo Marcus Caldas, sou contador graduado pela Universidade Cândido, e Pós-graduado em Gestão Pública e Contábil. Comecei a atuar na área de Imposto de Renda para atender a minha demanda pessoal. Depois de um tempo alguns amigos começaram a me procurar para fazer suas declarações, então, resolvi expandir e me especializar com diversos cursos na área. 


1. Quais são as principais mudanças nas regras do Imposto de Renda para pessoa física que os contribuintes devem estar cientes neste ano? 

R: A novidade para o ano de 2024, a partir de 7 de fevereiro, é que a tabela do Imposto de Renda foi reajustada e, por esse motivo, os trabalhadores que ganham até 2 (dois) salários mínimos estarão isentos do pagamento do imposto. 


2. Com o aumento do trabalho remoto, muitas pessoas agora dividem seu tempo de trabalho entre diferentes estados ou países. Como isso afeta a declaração de Imposto de Renda e quais precauções os contribuintes devem tomar nesses casos? 

R: A princípio nada foi alterado, pois este fato não afeta a tributação do imposto. O que pode ser alterado é no caso do trabalhador, pelo fato de poder trabalhar remoto, começar a trabalhar em mais de uma empresa e, devido a este motivo, obter mais de uma fonte de renda. Este fator pode fazer com que o trabalhador pague mais imposto no momento da declaração de ajuste anual, pois pode ocorrer uma mudança significativa na sua faixa de alíquota devido a alteração na base de cálculo. 


3. Diante da variedade de investimentos disponíveis, como a diversificação pode influenciar positivamente a situação fiscal dos contribuintes? 

R: Com o advento da internet o acesso a uma grande variedade de investimentos se tornou mais fácil, porém mais arriscado. Na hora de investir, estude e pesquise antes sobre o investimento. Consulte um especialista se for o caso, mas não arrisque seu dinheiro em investimentos sugestionados na internet. Em relação a tributação, há investimentos tributados, isentos, tributados na fonte etc. Por isso, atenção no momento de investir, estude sobre o assunto para não ficar em débito com o fisco. 


4. Para afiliados que trabalham com marketing digital, quais são as principais considerações fiscais que eles devem ter em mente ao declarar seus ganhos? 

R: Se você presta serviço para pessoa jurídica ou vende produtos comissionados por empresas, fique atento, pois as empresas informam mensalmente a Receita Federal as transações efetivadas pelos seus associados. Se suas vendas ou serviços ultrapassam a faixa de isenção do imposto de renda e a empresa não faça retenção, fique atento, pois poderá ter que pagar imposto por meio da geração de um Darf. No ano da declaração do imposto de renda, não esqueça de solicitar o informe de rendimentos para as pessoas jurídicas para as quais prestou serviços ou vendeu produtos. 


5. Como a recente transformação digital impactou a forma como você lida com as declarações de Imposto de Renda para seus clientes? 

R: Declarar Imposto de Renda ficou muito mais fácil em sua forma de acesso, mas um pouco mais complicado na gama de informações que temos que declarar. Outro fator que ocorreu é que a Receita Federal passou a ter acesso com mais facilidade as nossas transações financeiras. Portanto, fique atento a fazer sua declaração, não tente burlar o leão, pois no cruzamento de dados a receita federal detecta facilmente qualquer forma de ludibriar o fisco. A transformação digital facilitou meu trabalho com o imposto de renda, pois ficou muito mais fácil receber os dados dos clientes. A minha interação com meus clientes se tornou mais ágil e assim, posso atendê-los de qualquer lugar que estejam.

Em relação aos empreendedores, avaliem bem, discutam com um contador em qual o regime tributário deve começar a empreender. Qual regime tributário se adequa ao seu tipo de serviço.  

A melhor ferramenta que recomendo para um empreendedor é um contador, pois ele pode te ajudar a dirimir todas as suas dúvidas e te orientar em seu novo empreendimento. 

 

6. Dicas Finais: 

R: A dica que deixo é sempre consultar um profissional da área contábil, pois ele te orientará de forma segura qual o caminho trilhar em seu novo empreendimento, evitando, dessa forma, surpresas desagradáveis com o fisco. 

 

Chegamos ao fim desta entrevista enriquecedora com Marcus Caldas, o "Meu Contador Favorito".  

Agradecemos imensamente por compartilhar seu conhecimento profundo sobre o Imposto de Renda para pessoa física, proporcionando uma visão clara e valiosa para nossos leitores. 

Suas orientações práticas e a paixão pelo esclarecimento de questões fiscais tornaram esta conversa verdadeiramente especial. Certamente, os leitores se beneficiarão imensamente das dicas e insights compartilhados aqui. 

E não se esqueçam de seguir "Meu Contador Favorito" no Instagram para continuar aprendendo e se atualizando sobre os aspectos fiscais que impactam nossa vida cotidiana.  

Agradecemos, Marcus, por ser uma fonte tão valiosa de conhecimento e por dedicar seu tempo a esta conversa esclarecedora.  

Até a próxima! 

Marcus Caldas, criador do Instagram Meu Contador Favorito

Redes Sociais do nosso entrevistado:

Postar um comentário

0 Comentários