Header Ads Widget

Criatividade: tenho esse dom?

 

Criatividade nos trabalhos do Marketing Digital

Cada um de nós temos o dom para sermos criativos

Faz parte da nossa maquiagem natural como seres humanos. O problema é que, muitas vezes, bloqueamos nossa criatividade e assim cometemos erros de pensamento e nos damos mais problemas do que deveríamos.

Abaixo listamos 6 maneiras de abrir sua criatividade e manter os canais desbloqueados.

Uma vez que começar a usar essas técnicas em seus padrões habituais de pensamento, você vai se surpreender com será fácil chegar a soluções frescas, inovadoras e criativas para seus problemas.

1. Não faça suposições.

Suposições são exemplos de pensamento preguiçoso. Nós simplesmente não esperamos para obter todas as informações que precisamos para chegar às conclusões certas.

Há a história do cliente do banco que depois de sacar um cheque e virar para sair, retorna e diz: "Com licença, acho que você cometeu um erro."

O caixa responde: "Sinto muito, mas não há nada que eu possa fazer. Você deveria ter contado. Uma vez que você se afastou, não somos mais responsáveis.

Ao que o cliente responde: "Tudo bem. Obrigado pelos R$20,00 extras."


Dica: Quando você se sentir querendo tirar conclusões, basta esperar até ter todas as informações.

2. Veja as coisas de outros pontos de vista.

Uma mente verdadeiramente aberta está disposta a aceitar isso, não só outras pessoas têm outros pontos de vista válidos das deles, mas que esses outros pontos de vista podem ser mais válidos.

Dica: Não tenha o monopólio de como as coisas estão. As coisas nem sempre são o que parecem. Esteja pronto para considerar outros pontos de vista.

3. Evite pensar em Ioiô.

Algumas pessoas tendem a ter uma tendência a oscilar de um humor altamente positivo em um minuto para um altamente negativo no próximo, tudo por causa do que vêem na frente deles. É como um ioiô: um minuto para baixo, para baixo no próximo. É muito mais saudável ficar neutro e não deixar as emoções tirarem o melhor de você.


Dica: Lembre-se que as coisas raramente são tão boas – ou tão ruins – quanto você pensa que são.

4. Não pense como uma pessoa idosa, pense como uma criança.

Pesquisas mostram que o número de sinapses, ou conexões, no cérebro é maior em uma criança de dois anos do que em um adulto médio. A razão para isso é que, uma criança de dois filhos não tem visão de mundo limitante, como nós adultos. É como um escultor que começa com um grande bloco de argila, mais do que ele precisa, e gradualmente remove a argila enquanto molda sua escultura.


Dica: Não se preocupe com o mito da idade. Com o estímulo certo e a paixão por aprender, você pode realmente melhorar os poderes do seu cérebro.

5. Veja os detalhes, o quadro geral.

Você conhece o poema de John Godfrey Saxe chamado "Os Cegos e o Elefante"?

O poema conta como seis homens cegos do vão ver um elefante. Cada um tenta descobrir o que é ao tocá-lo. Um cego toca a presa, outro o tronco, outro a cauda, e assim por diante. Claro, não sendo capaz de ver todo o elefante, eles chegam a conclusões extremamente diferentes.


Dica: Tente manter o quadro geral na sua frente enquanto olha os detalhes. Ele vai ajudar a colocar tudo em seu devido lugar e contexto.

6. Pense por si mesmo.

Tirar um tempo para pensar ainda é desaprovado em muitas organizações que valorizam a atividade sobre a criatividade. Pessoas que trabalham em organizações com criatividade são levadas a pensar da maneira que devem pensar, ou como os outros pensam, ou como sempre foi a maneira de pensar.

É como o pensamento piscado que Hans Christian Anderson descreve em sua história de "As Roupas Novas do Imperador". Todos na terra se recusam a ver que o imperador está nu e foi enganado para acreditar que ele está usando uma fantasia esplêndida para sua coroação. Apenas um garoto que esteve doente e não faz parte da lavagem cerebral cultural pode ver a verdade e grita: "Olha, o Imperador está sem roupas!"


Dica: Não deixe que os outros digam como pensar. Quando outros perguntarem sua opinião, diga a eles diretamente.

E qual a relação de Criatividade e Marketing Digital?

Como profissionais do marketing digital, devemos praticar a criatividade diariamente. Nosso trabalho é criar conteúdo, criar relações e lucro para nosso negócio ou para a empresa que estamos trabalhando.

A criatividade promove a originalidade, a concepção das novas ideias. Com criatividade ligamos os conceitos, geramos o pensamento e criamos histórias. 

Para o público e clientes, inspira confiança e autenticidade. A criatividade transforma um simples conteúdo em algo capaz de engajar o cliente positivamente.

E ai, preparado para exercitar sua criatividade?
Imagem por Karolina / Kaboompics para rawpixel.com

Postar um comentário

0 Comentários

Banner-Blog---Quadrado.png