Hoje em dia, existem muitas formas de empreender e em diversas áreas diferentes. No entanto, é importante entender qual o caminho certo para cada tipo de projeto de modo a não se prejudicar ou acabar atuando na informalidade por causa de alguns erros administrativos.
Por exemplo, imagine o
caso de um MEI: é possível um microempreendedor ter agência
de marketing digital?
Afinal, essa é uma modalidade em alta no mercado nacional.
O MEI é uma das
principais formas de formalização para quem trabalha por conta própria.
Com mais de 11 milhões de brasileiros inscritos, o programa garante
acesso aos serviços da Segurança Social (inclusive aposentadoria) para todos os
profissionais que estão em dia com os pagamentos mensais do programa.
Ao mesmo tempo, o
marketing digital é uma das áreas de maior crescimento no momento, inclusive
nessa pandemia do novo coronavírus, já que estamos vendo uma digitalização
completa de praticamente todas as áreas dentro das empresas.
E aí, esse é um encontro
perfeito ou não? Será que é possível um microempreendedor ter agência de
marketing digital? Vejamos a seguir!
A resposta simples para
a pergunta: não, o MEI não pode abrir uma agência de marketing digital. Agora,
vamos para a resposta longa.
Até 2018, era permitido
que o MEI abrisse CNPJ para atuar como uma agência de marketing digital.
Na época, o número desse
serviço no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) era
7319-0/03. Todos os MEIs que atuavam com essa classificação poderiam prestar
serviços desse tipo para os seus clientes.
Uma questão sobre o
assunto seria o fato de a agência precisar de funcionários e o MEI não poder
ter mais de um colaborador registrado, recebendo um salário-mínimo.
Nesse caso, seria
possível lidar com a situação com o MEI fazendo parcerias com outros
prestadores de serviço com CNPJ. Ou seja: em vez de contratar os profissionais,
eles prestariam serviço sem vínculo empregatício, mas de maneira regularizada.
No entanto, em 2018 foi
publicada a Resolução CGSN nº 144/2018, da Receita Federal,
que regulamenta algumas questões do Simples Nacional. Nesse caso, a resolução
tira a agência de marketing do rol de atividades que o MEI pode realizar. Dessa
forma, não é mais permitido que o profissional empreendedor abra uma agência de
Marketing com o MEI.
Como
abrir sua agência de marketing digital do jeito certo?
Mas se você não pode
mais abrir uma agência de marketing digital com o MEI, qual é o processo
correto para isso? No caso, é importante abrir uma agência pelos métodos
tradicionais, incluindo os regimes de empresas individuais.
Nesse caso, o empreendedor
precisa escolher entre ser uma EI (Empresa Individual) ou uma EIRELI (Empresa
Individual de Responsabilidade Limitada).
A diferença entre elas
se resume a dois pontos: o uso do patrimônio do empreendedor em caso de
necessidade e o capital social inicial necessário para tirar o negócio do
papel.
No primeiro ponto, a EI
permite que o patrimônio do empreendedor seja usado para sanar uma dívida da
agência.
Por exemplo, suponha que
a agência de marketing assume uma dívida de R$50.000,00 com um fornecedor de
software de automação de e-mail marketing. Nesse caso, se a agência não pagar a
dívida, o patrimônio do empreendedor (incluindo seu carro) podem ser usados
para quitar essa dívida.
No caso da EIRELI, isso
não acontece: o que é da empresa, é da empresa; o que é do empreendedor, é só
dele. Para compensar, a EIRELI requer um investimento inicial de 100
salários-mínimos vigentes como capital social. Ou seja, considerando o valor
atual do salário-mínimo, o
empreendedor precisaria depositar algo como R$110.000,00 para poder abrir sua
EIRELI.
Nos dois modelos, é
permitido escolher ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). A
diferença entre elas é o faturamento anual previsto para aquele ano. Uma
Microempresa pode faturar até R$360 mil por ano, enquanto uma EPP pode faturar
de R$360 mil até R$4,8 milhões.
Depois de decidir o
formato societário da empresa, o próximo passo é escolher o regime tributário.
Quem é MEI já tem um
regime tributário escolhido, que é uma versão do Simples Nacional.
Para uma agência de
marketing digital pequena, com faturamento abaixo de alguns milhões de reais, o
foco deve ser o Simples Nacional, que é o regime de menor carga tributária.
Pronto! Agora que a
gente viu que não é possível um microempreendedor ter agência de marketing
digital, além de ver como abrir um empreendimento do tipo do jeito certo, é
hora de colocar o seu sonho em prática.
Com base nisso, você
poderá obter um rendimento significativo e ultrapassar esse momento de crise ao
prestar serviços para empresas que precisam de uma estratégia de marketing
online.
Fonte Jornal Contábil
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