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Identidade visual: O que é e como construir a sua?

 

O que é identidade visual e qual a sua importância para o seu negócio?
 

Identidade visual é o agrupamento de elementos gráficos que comunicam ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma Organização, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outros acessórios de divulgação.

É aquilo que fará o seu público se lembrar de você. Quer uns exemplos?

“Toda vez que vejo um Fusca me lembro do senhor Antonio, pois ele é apaixonado por fuscas.”

“Sempre que vejo um romance me lembro da Júlia, pois ela é fã desse tipo de filme.”

Ou seja, a identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.

Normalmente, essa composição tem como critério o logotipo, que é o símbolo principal e representante do conceito que é comunicado pelo segmento.

As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de armazenar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua grande missão.

Resumindo, a identidade visual é mostrar ao mundo os valores e a missão de sua empresa através das imagens.

A conexão entre você e o seu cliente se firma no que o atrai, no que ele deseja e no que você pode ofertar.

O início dessa relação é marcado no momento em que algo lhe atrai o olhar, de modo a transmitir segurança o suficiente para que ele deposite a sua confiança.

Quais são os principais elementos de uma identidade visual?

Os elementos que compõem a identidade visual da empresa devem ser capazes de comunicar a visão, a missão e os valores do negócio. Eles são: o logo, as tipografias, os grafismos, a assinatura, as cores, o som, e muitos outros, que são usados para transmitir qual é a essência da Organização.

Logo

O logo é a peça principal da identidade da empresa. É o item visual que ficará marcado na memória das pessoas. Ele precisa estar em harmonia com todos os outros componentes da marca e também com o seu significado emocional e cultural.

Para isso, é necessário considerar alguns pontos importantes:

·        Simples e de fácil reconhecimento;

·        Fácil aplicação 

·        Flexível;

·        Irreverente;

·        Equilibrado: é importante que os gráficos, cores e tamanho do logo sejam proporcionais;

·        Use cores próximas e que se relacionem. Evite cores que sejam muito fortes e agressivas aos olhos;

·        Não use fontes muito comuns, como a Arial, por exemplo, pois transmite falta de profissionalismo.

Tipografias

É relativo à disposição dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. Antigamente referia-se exclusivamente à impressão dos tipos, ou seja, das fontes. Contudo, com o avanço do consumo de conteúdo online, a tipografia passa a englobar todo formato visual que envolva palavras.

A finalidade da tipografia é a de divulgar a informação da melhor forma possível em qualquer dispositivo acessível.

Escolher uma fonte errada pode mudar totalmente a forma como a empresa é vista. Por isso é importante:

·        Pensar na legibilidade;

·        Contraste;

·        Cor;

·        Espaçamento;

·        Gosto do público

Cores

Elemento muito importante e capaz de posicionar toda a imagem de uma empresa. As cores facilitam a identificação da marca. Um exemplo disso é o da Coca Cola. É possível identificar a marca só pelo seu vermelho, sem nem olhar a tipografia.



 

Som

Muito relacionado a marketing sensorial, marcas usam cada vez mais dos sentidos para se tornarem inesquecíveis. Exemplo disso são as lojas que utilizam certo catálogo de músicas para atrair um público específico. Nesse caso as marcas visuais são complementadas por elementos sonoros.

Outros elementos da identidade visual

·       Formulários;

·       cartões de visitas;

·       uniformes.

·       rótulos;

·       embalagens;

·       arquitetura;

·       mobiliário;

·       perfumes;

·       brindes;

·       merchandising. 

Importância e Benefícios de uma Identidade Visual  

Ter uma identidade visual bem elaborada e marcante é um passo fundamental para se apresentar ao seu cliente como uma empresa em que ele pode confiar e investir.

Grandes empresas são representadas por imagens e cores que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente.

O McDonalds, por exemplo, é representado por um grande M nas cores vermelho e amarelo. 

É impossível não ver um desses elementos, estejam juntos ou separados, e não lembrar imediatamente da marca, mesmo sem querer.

É este tipo de impacto que você quer causar no seu público: uma identidade visual que transpareça a sua missão e se torne reconhecível em qualquer lugar.

Dicas para a construção de uma Identidade Visual

1- Entenda a sua marca - Sem esse primeiro item, todo esse artigo não fará sentido. Você precisa saber qual é a missão da empresa, seus valores, sua posição no mercado e tudo mais que for necessário para ter o máximo de informações possíveis para resumir em um único elemento (afinal, mesmo que o logo seja composto de símbolo e tipografia, ou apenas um ou outro, ainda é um elemento).


2 - Pesquise seu concorrente - Você precisa ver o que já foi feito por marcas que sejam semelhantes com a que você está criando, seja visual ou estratégica.

Esse é o momento da análise, é quando você poderá excluir algumas ideias que possam estar parecidas demais com os concorrentes.

Essa pesquisa te ajudará a seguir ou não uma linha de pensamento. Isso não quer dizer que você precisa seguir a mesma ideia que os concorrentes da marca que está criando. Algumas das melhores identidades visuais que existem, se destacaram justamente por saírem do óbvio.

3 - Menos é mais - Às vezes simples elementos e uma tipografia sem muita personalização pode, no resultado final, ser exatamente o que a empresa precisa.

Simples, não quer dizer feito rápido ou de qualquer maneira. E isso podemos provar.

Qualquer logo precisa transmitir uma mensagem. E se não for objetivo, pode ou passar uma mensagem errada ou não ter sentido algum.

A criação de uma identidade visual não é algo simples. Não serão apenas essas dicas que vão fazer com que seu trabalho seja extraordinário.

Existem vários outros fatores envolvidos nessa construção.

Por isso é tão importante buscar informação e estudar sobre o tema.

No curso Canva Flix, você encontra um módulo inteiro abordando apenas a identidade visual. Através desse treinamento você aprende como definir sua paleta de cores, como criar uma logomarca de forma simples apenas utilizando o Canva, uma ferramenta gratuita e online para criação de designs.




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