O que é identidade visual e qual a sua importância para o seu negócio?
Identidade visual é o agrupamento de elementos
gráficos que comunicam ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão
de uma Organização, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual
são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outros acessórios de
divulgação.
É aquilo que fará o seu público se lembrar de
você. Quer uns exemplos?
“Toda vez que vejo um Fusca me lembro do senhor Antonio, pois ele é apaixonado por fuscas.”
“Sempre que vejo um romance me lembro da Júlia, pois ela é fã desse tipo de filme.”
Ou seja, a identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.
Normalmente,
essa composição tem como critério o logotipo, que é o símbolo principal e
representante do conceito que é comunicado pelo segmento.
As
cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de armazenar
na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua grande missão.
Resumindo,
a identidade visual é mostrar ao mundo os valores e a missão de sua empresa
através das imagens.
A
conexão entre você e o seu cliente se firma no que o atrai, no que ele deseja e
no que você pode ofertar.
O início
dessa relação é marcado no momento em que algo lhe atrai o olhar, de modo a transmitir
segurança o suficiente para que ele deposite a sua confiança.
Quais são os principais elementos de uma identidade visual?
Os
elementos que compõem a identidade visual da empresa devem ser capazes de
comunicar a visão, a missão e os valores do negócio. Eles são: o logo, as
tipografias, os grafismos, a assinatura, as cores, o som, e muitos outros, que
são usados para transmitir qual é a essência da Organização.
Logo
O logo é
a peça principal da identidade da empresa. É o item visual que ficará marcado
na memória das pessoas. Ele precisa estar em harmonia com todos os outros
componentes da marca e também com o seu significado emocional e cultural.
Para
isso, é necessário considerar alguns pontos importantes:
·
Simples
e de fácil reconhecimento;
·
Fácil
aplicação
·
Flexível;
·
Irreverente;
· Equilibrado:
é importante que os gráficos, cores e tamanho do logo sejam proporcionais;
·
Use
cores próximas e que se relacionem. Evite cores que sejam muito fortes e
agressivas aos olhos;
·
Não use
fontes muito comuns, como a Arial, por exemplo, pois transmite falta de
profissionalismo.
Tipografias
É
relativo à disposição dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das
palavras. Antigamente referia-se exclusivamente à impressão dos tipos, ou seja,
das fontes. Contudo, com o avanço do consumo de conteúdo online, a tipografia
passa a englobar todo formato visual que envolva palavras.
A
finalidade da tipografia é a de divulgar a informação da melhor forma possível
em qualquer dispositivo acessível.
Escolher
uma fonte errada pode mudar totalmente a forma como a empresa é vista. Por isso
é importante:
·
Pensar
na legibilidade;
·
Contraste;
·
Cor;
·
Espaçamento;
· Gosto do público
Cores
Elemento
muito importante e capaz de posicionar toda a imagem de uma empresa. As cores
facilitam a identificação da marca. Um exemplo disso é o da Coca Cola. É
possível identificar a marca só pelo seu vermelho, sem nem olhar a tipografia.
Som
Muito
relacionado a marketing sensorial, marcas usam cada vez mais dos sentidos para
se tornarem inesquecíveis. Exemplo disso são as lojas que utilizam certo
catálogo de músicas para atrair um público específico. Nesse caso as marcas
visuais são complementadas por elementos sonoros.
Outros elementos da identidade visual
· Formulários;
· cartões
de visitas;
· uniformes.
· rótulos;
· embalagens;
· arquitetura;
· mobiliário;
· perfumes;
· brindes;
· merchandising.
Importância e Benefícios de uma Identidade Visual
Ter uma
identidade visual bem elaborada e marcante é um passo fundamental para se
apresentar ao seu cliente como uma empresa em que ele pode confiar e investir.
Grandes empresas são representadas por imagens
e cores que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente.
O
McDonalds, por exemplo, é representado por um grande M nas cores vermelho e
amarelo.
É
impossível não ver um desses elementos, estejam juntos ou separados, e não
lembrar imediatamente da marca, mesmo sem querer.
É este
tipo de impacto que você quer causar no seu público: uma identidade visual que
transpareça a sua missão e se torne reconhecível em qualquer lugar.
Dicas para a construção de uma Identidade Visual
1- Entenda a sua marca - Sem esse primeiro
item, todo esse artigo não fará sentido. Você precisa saber qual é a missão da
empresa, seus valores, sua posição no mercado e tudo mais que for necessário
para ter o máximo de informações possíveis para resumir em um único elemento
(afinal, mesmo que o logo seja composto de símbolo e tipografia, ou apenas um
ou outro, ainda é um elemento).
2 - Pesquise seu concorrente - Você precisa ver o que já foi feito por marcas
que sejam semelhantes com a que você está criando, seja visual ou estratégica.
Esse é o momento da análise,
é quando você poderá excluir algumas ideias que possam estar parecidas demais
com os concorrentes.
Essa
pesquisa te ajudará a seguir ou não uma linha de pensamento. Isso não quer
dizer que você precisa seguir a mesma ideia que os concorrentes da marca que
está criando. Algumas das melhores identidades visuais que existem, se
destacaram justamente por saírem do óbvio.
3 -
Menos é mais - Às vezes simples elementos e uma tipografia sem muita
personalização pode, no resultado final, ser exatamente o que a empresa
precisa.
Simples,
não quer dizer feito rápido ou de qualquer maneira. E isso podemos provar.
Qualquer
logo precisa transmitir uma mensagem. E se não for objetivo, pode ou passar uma
mensagem errada ou não ter sentido algum.
A criação de uma identidade
visual não é algo simples. Não serão apenas essas dicas que vão fazer com que
seu trabalho seja extraordinário.
Existem
vários outros fatores envolvidos nessa construção.
Por isso
é tão importante buscar informação e estudar sobre o tema.
No curso Canva Flix, você
encontra um módulo inteiro abordando apenas a identidade visual. Através desse
treinamento você aprende como definir sua paleta de cores, como criar uma
logomarca de forma simples apenas utilizando o Canva,
uma ferramenta gratuita e online para criação de designs.
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