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Marketing Digital para MEI e Pequenas Empresas: mais relevante do que nunca!

Imagem de mãos segurando celular e caneta, analisando em frente ao notebook métricas sobre o marketing digital do MEI. 


O Marketing Digital é mais relevante do que nunca para MEI e pequenas empresas.

Não é uma informação impactante saber que mais da metade da população mundial está online?


Isso significa que 3,8 bilhões de pessoas estão online e que seu público-alvo está todos os dias procurando por sua oferta de negócios, produtos e serviços.

 

Com mais dados disponíveis na internet, as deliberações de compra dos clientes também se tornaram mais hermética. Os compradores agora buscam por várias fontes, on-line e off-line, para se decidir de quem comprar.

 

Beneficiar-se dessas estratégias de marketing ajudará você a expandir sua empresa e suas receitas, independentemente do negócio ou nicho.

 

1. Canais de Marketing Pago

 

Marketing nos mecanismos de pesquisa (SEM)

 

Todo mundo que utiliza a internet frequentemente está acostumado com o Google, o mecanismo de pesquisa mais usado.

 

O marketing do mecanismo de pesquisa significa essencialmente em posicionar anúncios nas páginas de resultados da pesquisa; esses anúncios normalmente são mostrados nos locais de destaque em comparação com os resultados de pesquisa orgânica não pagos.

 

Este é um tópico significativo do marketing digital, porque muitas pessoas fazem uma pesquisa no Google (ou em outros mecanismos de pesquisa) para encontrar algo de que precisam.

 

Por exemplo, um proprietário de uma PME procurando uma solução contábil provavelmente pesquisaria “escritório de contabilidade”. ou “escritório de contabilidade na cidade”.

 

Se você é contador, seria categoricamente sensato divulgar um anúncio de pesquisa paga – para que um cliente em potencial possa ver e clique no seu anúncio quando ele aparecer nos resultados de pesquisa, visitar o site e contratar seus serviços.

 

Outro item importante do marketing online são as mídias sociais. Hoje, quase 80% dos usuários da Internet são usuários ativos de mídia social.

 

Existem alguns tipos de anúncios que podem ser mostrados no Facebook e Instagram, mas um dos principais são os anúncios que aparecem nos feeds dos usuários.

 

As etapas para iniciar os anúncios no Facebook são bastante similares ao SEM, mas é claro que você precisará criar uma conta no Facebook Business Manager. Você também pode anunciar no Instagram usando a mesma plataforma de anúncios.

 

2. Opções gratuitas de marketing

 

Nem todo o MEI ou pequena empresa têm um orçamento de marketing digital para exibir anúncios pagos no Google ou no Facebook.

 

Gerenciar as despesas de negócios é uma das curvas de aprendizado mais acentuadas para empreendedores iniciantes. Existem opções de marketing nos quais você pode usufruir totalmente gratuito. Você necessitará de um bom trabalho e de uma compreensão completa de como seus consumidores-alvo pensam e agem.


Imagem tecnológica com fundo azul e várias dicas para marketing digital, gratuitas e pagas, como blog, técnicas de SEO, redes sociais, sites, etc. 

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

 

Acordamos sobre a importância de estar nas primeiras posições nos resultados dos mecanismos de pesquisa, mas o SEM exige um orçamento de marketing.

Você sempre precisa pagar os mecanismos de pesquisa para que seu site tenha notoriedade no topo? Seus custos continuarão aumentando se você quiser obter mais receita com este canal? A resposta, felizmente, é não. E é aí que search engine optimization (SEO) entra.

 

SEO pode ser complicado. As métricas estão sempre mudando, porque os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão sempre sendo aperfeiçoado. Ainda assim, alguns princípios básicos de SEO são bastantes simples.

 

A palavra Search EngineOptimization (SEO) não é mais comum apenas entre especialistas em SEO, estrategistas ou desenvolvedores de sites.

 

SEO chegou a um ponto em que geralmente todos que usam a internet devem saber como o mecanismo de pesquisa funciona. É necessário saber como seus resultados de pesquisa são gerados.

 

Os mecanismos de pesquisa têm em vista oferecer os resultados mais relevantes e plausíveis aos usuários. Por isso, é importante assegurar que seu site esteja a frente os sites concorrentes pelas palavras-chave que será formidável para o progresso de seus negócios.

 

Enfatizando palavras-chave relevantes

 

Para que seu site esteja em uma posição privilegiada nos resultados de pesquisa orgânica, será fundamental prover aos mecanismos de pesquisa e aos usuários o conteúdo mais relevante para a palavra-chave.

 

Por exemplo, se você deseja ser listado nas primeiras posições da pesquisa “escritório de contabilidade”, seu site deve fornecer informações sobre suas ofertas de serviços e mencionar a palavra-chave, quando apropriado.

 

Outra estratégia é publicar frequentemente em seu blog: com termos procurados, por seu público-alvo e classificando as melhores opções disponíveis local e explicando o que torna o seu melhor.

 

Além de tudo, você deve ajudar que os mecanismos de pesquisa saibam que você está ofertando conteúdo relevante, colocando a palavra-chave em partes relevantes do seu site, como a tag title, slug, meta description, subtítulos e outros. Isso é conhecido como SEO na página.

 

Backlinks

 

Outro item que os MEIs e pequenos empresários devem observar para sua estratégia de marketing digital é o SEO off page. Isso ajuda a validar a autoridade do seu site, fazendo com que outros sites plausíveis “recomendem” seu site na forma de backlinks.

 

Observemos o exemplo de “escritório de contabilidade”: você tem uma chance maior de aparecer no topo dos resultados de pesquisa orgânica se houver muitas plataformas de mídia de notícias ou sites (boa autoridade) dispondo links nos sites deles para o seu.

 

Mídia social

 

Evidentemente, anúncios pagos de mídia social são importantes, mas existem modos de adquirir tráfego para seus negócios sem gastar muito.

 

Criar uma página do Facebook ou Instagram para sua pequena empresa é totalmente gratuita e pode ser um ponto de contato importante do cliente para expor, difundir e disseminar atualizações sobre o produto ou serviço.

 

As campanhas de marketing de mídia social se prestam em especial bem às ofertas de B2C que podem ser introduzidas de uma maneira divertida, interessante e inesperada.

 

O humor é o seu melhor amigo para manter suas postagens, converter os espectadores em seguidores e, eventualmente, em clientes pagantes.

 

Para empresas B2B, as mídias sociais podem ser aproveitadas para introduzir um toque pessoal e alegre em seus negócios – por exemplo, apresentando seus funcionários ou publicando um vislumbre de “um dia na vida”. Isso permite que os espectadores engajem com sua empresa e cultiva essa conexão humana integral nas relações entre empresas.

 

A beleza do marketing digital é que é uma avenida gratuita e casual para aumentar a confiança, credibilidade e presença de destaque para pequenas empresas.

 
Imagem vetorial com desenhos de passos no marketing digital, técnicas e formas de estratégias no marketing digital

Sua campanha

 

Mas, realisticamente, nem todas as PME podem se dedicar ao tempo e recursos necessários para SEO ou mídias sociais; talvez você não conte com a experiência ou a mão-de-obra atual para contratar um especialista em marketing digital.

 

Embora os anúncios de mídia social e SEM sejam atalhos para colocar sua pequena empresa na frente de clientes em potencial, por meio de canais de marketing digital, isso é apenas se você tiver orçamento para financiar.

 

A jornada do empreendedorismo pode ser difícil e gratificante; obviamente, abordei apenas alguns canais básicos de marketing digital.

 

Ainda existem anúncios gráficos, email marketing, marketing de influenciadores… a lista continua. No entanto, dominar essas noções básicas deve ser suficiente para dar início à sua campanha de marketing digital e começar a sua jornada na pequena empresa.

 

Fonte Jornal Contábil

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