O Marketing Digital é mais relevante do que nunca para MEI e pequenas empresas.
Não é uma informação impactante saber que mais da metade da população mundial está online?
Isso significa que 3,8
bilhões de pessoas estão online e que seu público-alvo está todos os dias
procurando por sua oferta de negócios, produtos e serviços.
Com mais dados
disponíveis na internet, as deliberações de compra dos clientes também se
tornaram mais hermética. Os compradores agora buscam por várias fontes, on-line
e off-line, para se decidir de quem comprar.
Beneficiar-se dessas
estratégias de marketing ajudará você a expandir sua empresa e suas
receitas, independentemente do negócio ou nicho.
1. Canais de Marketing Pago
Marketing nos mecanismos de
pesquisa (SEM)
Todo mundo que utiliza a
internet frequentemente está acostumado com o Google, o mecanismo de pesquisa
mais usado.
O marketing do mecanismo
de pesquisa significa essencialmente em posicionar anúncios nas páginas de
resultados da pesquisa; esses anúncios normalmente são mostrados nos locais de
destaque em comparação com os resultados de pesquisa orgânica não pagos.
Este é um tópico
significativo do marketing digital,
porque muitas pessoas fazem uma pesquisa no Google (ou em outros mecanismos de
pesquisa) para encontrar algo de que precisam.
Por exemplo, um
proprietário de uma PME procurando uma solução contábil provavelmente
pesquisaria “escritório de contabilidade”. ou “escritório de contabilidade na
cidade”.
Se você é contador,
seria categoricamente sensato divulgar um anúncio de pesquisa paga – para que
um cliente em potencial possa ver e clique no seu anúncio quando ele aparecer
nos resultados de pesquisa, visitar o site e contratar seus serviços.
Outro item importante
do marketing online são as mídias sociais. Hoje, quase 80%
dos usuários da Internet são usuários ativos de mídia social.
Existem alguns tipos de
anúncios que podem ser mostrados no Facebook e Instagram, mas um dos principais
são os anúncios que aparecem nos feeds dos usuários.
As etapas para iniciar
os anúncios no Facebook são bastante similares ao SEM, mas é claro que você
precisará criar uma conta no Facebook Business Manager. Você também pode
anunciar no Instagram usando a mesma plataforma de anúncios.
2. Opções gratuitas de marketing
Nem todo o MEI ou pequena empresa
têm um orçamento de marketing digital para exibir anúncios pagos no Google ou
no Facebook.
Gerenciar as despesas
de negócios é uma das curvas de aprendizado mais
acentuadas para empreendedores iniciantes. Existem opções de marketing nos quais você
pode usufruir totalmente gratuito. Você necessitará de um bom trabalho e de uma
compreensão completa de como seus consumidores-alvo pensam e agem.
Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
Acordamos sobre a
importância de estar nas primeiras posições nos resultados dos mecanismos de
pesquisa, mas o SEM exige um orçamento de marketing.
Você sempre precisa
pagar os mecanismos de pesquisa para que seu site tenha notoriedade no topo?
Seus custos continuarão aumentando se você quiser obter mais receita com este
canal? A resposta, felizmente, é não. E é aí que search engine optimization
(SEO) entra.
SEO pode ser complicado.
As métricas estão sempre mudando, porque os algoritmos dos mecanismos de
pesquisa estão sempre sendo aperfeiçoado. Ainda assim, alguns princípios básicos
de SEO são bastantes simples.
A palavra Search EngineOptimization (SEO) não é mais comum apenas entre especialistas em SEO, estrategistas ou desenvolvedores de sites.
SEO chegou a um ponto em
que geralmente todos que usam a internet devem saber como o mecanismo de
pesquisa funciona. É necessário saber como seus resultados de pesquisa são
gerados.
Os mecanismos de
pesquisa têm em vista oferecer os resultados mais relevantes e plausíveis aos
usuários. Por isso, é importante assegurar que seu site esteja a frente os
sites concorrentes pelas palavras-chave que será formidável para o progresso de
seus negócios.
Enfatizando palavras-chave relevantes
Para que seu site esteja
em uma posição privilegiada nos resultados de pesquisa orgânica, será fundamental
prover aos mecanismos de pesquisa e aos usuários o conteúdo mais relevante para
a palavra-chave.
Por exemplo, se você
deseja ser listado nas primeiras posições da pesquisa “escritório de
contabilidade”, seu site deve fornecer informações sobre suas ofertas de
serviços e mencionar a palavra-chave, quando apropriado.
Outra estratégia é
publicar frequentemente em seu blog: com termos procurados, por seu público-alvo
e classificando as melhores opções disponíveis local e explicando o que torna o
seu melhor.
Além de tudo, você deve
ajudar que os mecanismos de pesquisa saibam que você está ofertando conteúdo
relevante, colocando a palavra-chave em partes relevantes do seu site, como a
tag title, slug, meta description, subtítulos e outros. Isso é conhecido como
SEO na página.
Backlinks
Outro item que os MEIs e pequenos
empresários devem observar para sua estratégia de marketing digital é o SEO off
page. Isso ajuda a validar a autoridade do seu site, fazendo com que outros
sites plausíveis “recomendem” seu site na forma de backlinks.
Observemos o exemplo de
“escritório de contabilidade”: você tem uma chance maior de aparecer no topo
dos resultados de pesquisa orgânica se houver muitas plataformas de mídia de
notícias ou sites (boa autoridade) dispondo links nos sites deles para o seu.
Mídia social
Evidentemente, anúncios
pagos de mídia social são importantes, mas existem modos de adquirir tráfego
para seus negócios sem gastar muito.
Criar uma página do
Facebook ou Instagram para sua pequena empresa é totalmente gratuita e pode ser
um ponto de contato importante do cliente para expor, difundir e disseminar
atualizações sobre o produto ou serviço.
As campanhas de marketing de mídia social se
prestam em especial bem às ofertas de B2C que podem ser introduzidas de uma
maneira divertida, interessante e inesperada.
O humor é o seu melhor
amigo para manter suas postagens, converter os espectadores em seguidores e,
eventualmente, em clientes pagantes.
Para empresas B2B, as
mídias sociais podem ser aproveitadas para introduzir um toque pessoal e alegre
em seus negócios – por exemplo, apresentando seus funcionários
ou publicando um vislumbre de “um dia na vida”. Isso permite que os
espectadores engajem com sua empresa e cultiva essa conexão humana integral nas
relações entre empresas.
A beleza do marketing digital é que é uma avenida gratuita e casual para aumentar a confiança, credibilidade e presença de destaque para pequenas empresas.
Sua campanha
Mas, realisticamente,
nem todas as PME podem se dedicar ao tempo e recursos necessários para SEO ou mídias sociais; talvez você não conte
com a experiência ou a mão-de-obra atual para contratar um especialista
em marketing digital.
Embora os anúncios de
mídia social e SEM sejam atalhos para colocar sua pequena empresa na frente de
clientes em potencial, por meio de canais de marketing digital, isso é apenas
se você tiver orçamento para financiar.
A jornada do
empreendedorismo pode ser difícil e gratificante; obviamente, abordei apenas
alguns canais básicos de marketing digital.
Ainda existem anúncios
gráficos, email marketing, marketing de influenciadores… a lista continua. No
entanto, dominar essas noções básicas deve ser suficiente para dar início à sua
campanha de marketing digital e começar a sua jornada na pequena
empresa.
Fonte Jornal Contábil
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