Alerta de Spoiler: no final deste artigo tenho um presente para você!
Você luta para planejar suas publicações nas redes sociais?
Você já parou apara refletir que tipo de conteúdo obtém mais curtidas, cliques e compartilhamentos?
Sim, esse momento de pesquisa e reflexão sobre que tipo de conteúdo postar é importante para seu planejamento de postagens. Do contrário correrá o risco de ficar lutando como um louco para criar conteúdo e mais conteúdo. E pior, acabar desistindo na primeira dificuldade do iniciante: criação de conteúdo.
Planejamento diário, semanal, mensal ou anual.
Com um plano diário você pode programar a maior parte do seu conteúdo para o dia anterior, colocando postagens promocionais do seu conteúdo existente e ou adicionando conteúdo selecionado que apareceu naquele dia.
Seja qual for o tipo de planejamento seja diário, semanal, mensal ou anual, só se tornará uma rotina para você quando começar a fazer algum, com o tempo você tirará de letra!
Para iniciantes sugestiono iniciar com um planejamento semanal.
Não existe uma regra ou fórmula mágica para iniciar seu planejamento. Você pode usar de exemplos e adaptar conforme as necessidades de seu negócio e da sua estratégia de marketing. Em minhas pesquisas aprendi dividir em três partes: programação, desenvolvimento e postagem.
Programação: visualizo um calendário com o mês inteiro. A partir daí vou montando um cronograma de postagens para meu Instagram. Conforme o assunto lá é requisitado, seja por meio de contato ou curtidas, trago um artigo sobre o assunto para o blog.
Com o calendário também vejo as datas importantes que posso usar para algum post no meu Instagram, como o Dia do Cliente, Dia nos Namorados, ou outra data que vá de encontro ao seu nicho.
Desenvolvimento: faço as anotações de todos os temas que abordarei e desenvolverei ao longo do mês. Pesquiso por palavras chaves e organizo minhas legendas, no caso do Instagram.
Postagem: controlo quais postagens publicarei nas minhas redes. Dessa forma consigo verificar o que postei para meu público e dou continuidade a outros assuntos ou trago novidades sobre os temas que mais foram procurados na minha rede.
Abaixo umas dicas para iniciar seu planejamento:
Planeje com antecedência para eventos
Qualquer coisa que você acha que pode ser marcada para uma data futura no próximo mês. Isso permite desenvolver o conteúdo e a estratégia para esses grandes momentos com antecedência e envolver outras pessoas no processo também.
Organize seu feed do Instagram
Embora não haja uma maneira certa ou errada de planejar seu conteúdo, garantir que seu feed do Instagram seja planejado com antecedência é algo essencial.
E se você realmente quer entregar um feed que surpreenda, precisa começar a pensar no formato que seguirá no seu feed, seja por “grade” ou mosaico, e começar a planejar suas postagens com cerca de 2 ou 3 semanas de antecedência.
Quando planejamos com antecedência, podemos ter uma visão panorâmica de nossos esforços. Percebemos se:
- Postamos muitas postagens de produtos lado a lado;
- Quando foi o último vídeo que postamos;
- Precisamos pensar em diversificar seu conteúdo.
E pensado na estética do Instagram, planejar o conteúdo é a única maneira de definir a aparência do perfil.
Assim, poderemos ver como as imagens e assuntos ficam lado a lado, em cima e embaixo umas das outras e até mesmo na diagonal.
Crie legendas antes de publicar
Embora criar uma arte marcante e bonita para o seu feed seja de extrema importância, se você deseja alcançar novos seguidores, escrever boas legendas para o Instagram que gerem engajamento é uma ótima estratégia.
Suas legendas são uma das melhores maneiras de fornecer contexto adicional, adicionar um toque de personalidade e até mesmo inspirar seus seguidores a agirem.
E para você que chegou até aqui deixo um planner que fiz com carinho para você começar a iniciar sua semana de postagem, é gratuito!
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